Buscar
  • Espaço do Ator

Trava-língua


Os trava-línguas são frases, pequenos relatos ou formas versificadas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase díficil para um outro indíviduo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. São também formas lúdicas que o educador, o fonoaudiólogo e o logopedista usam para melhorar a dicção de seus alunos e, ou, pacientes.

Todo trava-línguas é um exercício e ajuda o desenvolvimento da linguagem através dos fonemas, ritmo, pausa, gestos, entonação de voz. Ao trabalhar fonemas ajudam na consciência fonológica. As diferenças entre r e rr podem ser discutidas a partir de trava-línguas, por exemplo.

Os trava-línguas são propostos por fórmulas tradicionais, como : ''fale bem depressa ''; ''repita três vezes '' ; ''diga correndo '', e similares. O importante no trava-língua é que ele, por fim, deve ser repetido de cor , várias vezes seguidas e tão depressa quanto possível .

Alguns Exercícios

* Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro. * A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada. * Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será. * Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três. * Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão. * Pinga a pipa Dentro do prato Pia o pinto e mia o gato. * O rato roeu a roupa do rei de Roma. * Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato. * O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa. * Quico quer quaqui. Que quaqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer quaqui. * Três pratos de trigo para três tigres tristes. * Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia. * Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores. * Fala, arara loura. A arara loura falará. * Se o Arcebispo-Bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplizar, não haveria desconstantinoplizador que a desconstantinopllizasse desconstantinoplizadoramente. * Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o prato, pia o pinto e mia o gato. * A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso... * O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.


0 visualização

Espaço do Ator - Escola Itinerante de Teatro

 

Rua Veador Porto 241, Santana- Porto Alegre

(51)99662-8688 watsap