Você sabia que um personagem pode ser construído de várias formas?

Muitas pessoas me perguntam: como posso construir um personagem? E eu sempre respondo que temos várias formas de construir um personagem. A maioria das pessoas pensa que é sempre a partir do texto teatral que ela vai construir seu personagem. Porém essa não é uma verdade única. Existem inúmeras outras forma de construir um personagem. Necessariamente eu não preciso ler o texto antes. Eu posso construir um personagem, fisicamente, com uma voz e corpo específicos e inserir ele no texto depois. Vamos partir de algumas opções:

  1. Por meio de exercícios teatrais e improvisações eu posso criar um personagem, com um corpo e uma voz específica e utilizar esse personagem para inserir no texto.

  2. Construir um personagem a partir de imagens. Coletar imagens que me remetem as situações vividas do personagem no texto, ou que me remetem as qualidades psicológicas descritas no texto. E a partir dessa imagem eu busco uma corporificação dessa figura. Depois em um processo de pesquisa física, criar movimentos dessa figura, uma voz, uma personalidade única. E por fim, adaptar ao texto.

  3. Outra forma de construir um personagem é a observação na rua. Sim, o ator é um grande observador! Ele pode observar alguém, transpor o que foi observado para o seu corpo e transformar sua observação em uma personagem, inserido o texto depois.

Estes foram alguns exemplos para mostrar que não é preciso um texto teatral para construir um personagem. E cada vez mais o teatro contemporâneo tem utilizado diferentes recursos para criação de personagens e inclusive de textos e peças teatrais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Espaço do Ator - Escola Itinerante de Teatro

 

Rua Veador Porto 241, Santana- Porto Alegre

(51)99662-8688 watsap