top of page

5 dicas que são utilizadas no teatro para melhorar sua comunicação, oratória e gesticulação

Algumas pessoas tem muita dificuldade para falar em público, ou porque são muito tímidas ou porque tem dificuldades de falar bem e gesticular. Segue então algumas dicas que são utilizadas no teatro e que servem para a sua vida.

  1. Quando falar, utilizar a postura reta, braços ao longo do corpo, pés na medida do quadril e olhar ao horizonte. Se você tem muita dificuldade de olhar para o público, procure um ponto fixo no fundo da sala, isso irá lhe ajudar muito na hora de se concentrar também. No teatro chamamos isso de 4° parede, o ator usa essa parede invisível para não desconcentrar ao olhar o público.

  2. Respire. A respiração é muito importante para manter a calma, além de ajudar na dicção. Respirando certo você conseguira gesticular melhor as palavras e projetá-las melhor, facilitando que a pessoa que esteja na ultima fileira ouça o que você diz. Conheça sua respiração e saiba os ressonadores do seu corpo, pois utilizando o ressonador certo sua voz sairá bem mais projetada.

  3. Movimente-se. Não fique parado durante a apresentação, pois isso não atrairá a atenção do público. Já numa apresentação teatral isso é mais difícil de acontecer, pois o ator entra em cena sempre com algum objetivo e esta sempre em movimento, puxando o foco da cena para si.

  4. Ensaie. Ensaiar é essencial em qualquer apresentação, seja de trabalho de faculdade, ou seminários, etc. No teatro o ensaio é a parte principal, é preciso ensaiar muitas vezes e repetir muitas vezes para que se atinja a perfeição da cena.

  5. Tom de voz. Cuide para não falar o tempo todo no mesmo tom de voz, pois isso deixa o público entediado. Buscar uma variação de tom de voz ajuda muito a chamar a atenção do público para o seu conteúdo.

Gostou? Então recomendo que você experimente uma aula de teatro, pois tudo que esta nestas dicas são trabalhados em sala de aula, e servem para você utilizar no seu dia a dia. É preciso treino para alcançar seus objetivos sempre, então bora praticar?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page