top of page

O Cômico na Comédia Dell'Arte

O Cômico na Comédia Dell' Arte, um curso intensivo de Comédia Dell'Arte, com o italiano Andrea Grassi. De 13 a 17 de Janeiro de 2020, das 14h as 22h. O curso acontece no Espaço do Ator - Rua Veador Porto, 241 Bairro Santana junto ao Sindicato dos Gráficos.

Mas afinal o que é a Comédia Dell'Arte? A Comédia Dell' Arte é um gênero teatral que nasceu na Itália em meados do século XVI. Este gênero é marcado por muitas mímicas, acrobacias e personagens-tipo. Os atores eram treinados para improvisar o diálogo e da ação, a partir de uma trama preestabelecida, construída à volta de situações padronizadas com estes personagens-tipo.

Esta roteiro pré- estabelecido em italiano tem o nome de Canovaccio. Dentro do Canovaccio, existem tramas cômicas pré - elaboradas.

Neste sentindo, este curso irá abordar a história do gênero teatral Comédia Dell'arte, situando o aluno as suas origens, suas regras e códigos, como o Canovaccio ( roteiro de cenas). A utilização da máscara e personagens (tipos) são as principais características da Comédia Dell" Arte, portanto, o aluno aprenderá a utilizar as máscaras, as suas origens e significados, lendas e tradições. No estudo do personagem o aluno entra em contato com os arquétipos da comédia, com sua caracterização, gestos, voz, suas intensões e emoções, suas habilidades expressivas e cômicas, e a maneira com que cada personagem interage com os outros. Os alunos serão colocados a trabalhar diretamente com os personagens, e através do uso das técnicas de improvisação, criarão cenas curtas de um roteiro. Na Comédia Dell' Arte o espetáculo é feito pelo personagem e ele pode fazer uma peça inteira sozinho. Neste curso o ator terá bases para criar seu próprio repertório.

Portanto, esse gênero teatral adquire extrema importância para o ator, uma vez que, lhe proporciona uma base de treinamento corporal, (agilidade, maleabilidade, precisão física) e uma agilidade e criatividade de criação de cenas e falas, de memória e criatividade.

Andrea Grassi nasceu na região da Reggio nell'Emilia na Itália em 1977. Aos vinte anos, apaixonou-se pelo teatro.Participou da escola de teatro "Galante Garrone" da Bolonha. Formado pela DAMS na Faculdade de Letras e Filosofia da Bolonha. Fez a Escola de Atuação da Cidade de Nova York (especializada no método cinematográfico S. Meisner - Actor Studio). E se especializou em Commedia dell'Arte com os maiores mestres do mundo, como: Dario Fô, Franca Rame, Antonio Fava, Michele Monetta, Claudia Contin Arlecchino e Carlo Boso.

Ficou interessado em fazer o curso? Quer mais informações? Fale conosco pelo watsap 51 99662-8688 ou pelo nosso e-mail contatoespacodoator@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page